4.9.01

como sei que esta discuss�o tem tudo para se tornar intermin�vel, vou fazer minhas as palavras do ancelmo gois, novo colunista do globo, que eu lia desde a �poca do JB. Vou transcrever parte da mat�ria publicada da edi��o de ontem (segunda-feira, dia 3 de setembro), quando ele conta sobre a primeira vez que esteve na reda��o do globo, trinta anos atr�s, quando integrava o secretariado do comit� de jornalistas do Partido Comunista Brasileiro.
- Fui ao jornal com uma sacola, distribuir exemplares da "Voz Oper�ria".
Desde aquela primeira visita ao Globo, muita coisa mudou. O desejo de transformar o mundo permanece, mas as ilus�es ficaram no passado e na gaveta onde ainda guarda, emoldurada, sua ficha no DOPS.
- Hoje sei que jornalismo e milit�ncia s�o incompat�veis, e n�o h� valor maior que a liberdade, a pluralidade. A miss�o n�o � do jornalista. � da pr�pria informa��o.


N�o acredito que pessoas como o Ancelmo ou o Franklin Martins (que arquitetou o seq�estro do embaixador americano que virou livro do gabeira e hoje � comentarista pol�tico da TV Globo) tenham "se vendido" ao sistema. Eles simplesmente perceberam que h� outras formas de se lutar pelos pr�prios ideais.
� isso a�, camaradas.