23.4.03

Olha o que nossos filhos v�o estudar na escola:

Essa pode ser uma prova de vestibular daqui a uns 50 anos!!!!



PROVA DE LITERATURA BRASILEIRA

Leia o trecho do poema abaixo e responda as quest�es:
"O jumento e o cavalinho
eles nunca andam s�
quando sai pra passear
levam a �gua pocot�"

(Eg�inha Pocot�, Mc Serginho, 2003)


1) A forma adotada pelo autor do texto leva o leitor a uma reflex�o cr�tica acerca de alguns elementos do estilo liter�rio da �poca, ao mesmo tempo em que insere tem�ticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade este dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.

2) Ao posicionar em um mesmo patamar personagens que at� o momento s� haviam sido tratados com a devida separa��o de classes, coloca o autor "o jumento e o cavalinho" como uma par�dia da realidade social do pa�s na �poca. O brilhantismo desta vis�o cr�tica � destacado por express�es que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da l�ngua portuguesa. Identifique estes trechos e as inova��es gramaticais por eles introduzidos.


3) Eleita como acompanhante nos passeios dos doisprotagonistas, a �gua Pocot� rompe a solid�o at� ent�o predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um tri�ngulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metaf�sica convencional. Emerge ent�o o car�ter feminino, no auge de sua auto-afirma��o como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da �gua Pocot� como elemento de instabilidade no equil�brio social do in�cio do s�culo XXI.


4) O texto de Mc Serginho, precursor do movimento liter�rio-cultural denominado pocoto�smo, prop�e uma nova m�trica e abordagem ao texto po�tico. Alguns cr�ticos da �poca chegaram a compar�-lo � "pedra no caminho" de Drummond, um poeta de menor import�ncia no s�culo XX, injusti�a revertida mais tarde com a identifica��o da sua efetiva quebra de paradigma liter�rio. Compare o estilo da obra de MC Serginho com os autores cl�ssicos do s�culo XX e justifique a relev�ncia de sua obra."