19.6.02

Lob�o

Estava eu andando pelo centro de Canoinhas (isto mesmo, existe uma cidade chamada Canoinhas, com 50.000 habitantes, em Santa Catarina) num intervalo entre a aplica��o de uma prova e uma aula pr�tica (ah sim!!!!, em Canoinhas existe uma Universidade, e eu dou aulas por l�!!!!), quando resolvi procurar uma loja de cds para adquirir alguns exemplares. Tinha esquecido meu porta cds, portanto precisava de algo al�m do cd do Ira! ao vivo, para encarar as tr�s horas at� Curitiba e depois as 11 horas at� Palotina. Eu devia estar louco!!!!! Cd aud�vel em Canoinhas?!?!?!!?!!!??!?!?!? Nem que a vaca tussa. A cidade sofreu grande coloniza��o ga�cha, e portanto, s� se encontram cds de...m�sica gauchesca, como eles chamam por aqui. Aviso importante, n�o tentem descobrir o que �!!!!!
Resolvi ent�o comprar umas revistas pra distrair minha viagem, e fiquei pesquisando um pouco na se��o de dvds (esse lance de dvd em banca de jornal � uma armadilha...j� comprei uns muito bons e outros podres...). Detalhe: A cidade n�o tem bancas de jornal, e sim estabelecimentos que eles chamam de "Livraria" que vendem...jornais e revistas (!!!!!!), e alguns livros de auto-ajuda. Estava decidindo se torrava meus 17,00 reais num dvd do Guns n�Roses ou do The Doors, quando vejo uma revista dando " de gra�a" um cd do Lob�o. Lembrei duma entrevista com o cara que li na revista da MTV falando desse cd, e resolvi arriscar. Gastei 11,90 no cd-revista, mais cinco reais na Carta Capital...bom neg�cio.
A primeira surpresa foi descobrir que a revista n�o era revista, e sim um p�ster. Nunca entendi direito esse lance de pagar uma fortuna por uma revisteca de merda e ganhar um cd ou um dvd. Convenhamos � muita cara de pau fingir que se est� comprando um p�ster do Lob�o por 11,90 (se fosse aquele que o Coelho tem da Claudia Raia em tamanho natural ainda ia!!!!). A segunda surpresa foram as estranh�ssimas e onipresentes cita��es que o cara faz a um tal de "Universo Paralelo". Tudo faz sentindo quando se coloca o cd pra tocar. O cara t� fora da m�dia, e pelo que consta come�ou a vender mais cds depois que saiu do esquema das gravadoras (ou, se n�o vendeu mais, pelo menos t� ganhando mais dinheiro). Nesse Universo Paralelo existem coisas muito boas.Rock de primeira. Guitarra, baixo e bateria (e um samplerzinho, afinal estamos no terceiro mil�nio) apenas. A terceira surpresa � que os cds s�o numerados um a um. O meu � o n�mero 002153.
Al�m de algumas m�sicas dessa fase paralela, portanto desconhecidas, coexistem alguns sucessos em vers�es sensacionais (r�dio bl�, panamericana, vida bandida...). Elas ganham aquilo que o cara tem de melhor, mas que n�o passam adequadamente para um disco de est�dio (este cd � ao vivo): vibra��o e energia. D� pra perceber que o cara t� gostando de tocar aquelas m�sicas. Tem tamb�m uma m�sica que ele fez pra zoar o Caetano (meio chatinha, mas com uma letra bem sacada). Ali�s, nessa briga dos dois egocentricos, convencidos, e babacas, o Caetano ganha de goleada (acho que o Caetano � o campe�o brasileiro do egocentrismo, convencimento e babaquice!!!!!).
Se voc� tiver 11,90 na carteira, passar por uma banca de jornal, e quiser um cd de rock, sujo e vibrante, acho que n�o tem melhor investimento.
Cota��o: +++